carregador

Crescimento da solar e da eólica supera aumento da demanda mundial em 2024

As energias renováveis estão crescendo em ritmo acelerado. De acordo com o novo relatório Global Electricity Review, divulgado pelo think tank internacional Ember, as fontes limpas — somadas à energia nuclear — já representaram 40,9% da eletricidade produzida no mundo em 2024, ultrapassando pela primeira vez desde os anos 1940 a marca de 40%.

Em comparação com o pico registrado em 2022, a produção renovável cresceu 49%, atingindo 858 TWh. A energia solar teve expansão de 29% (+474 TWh), alcançando 6,9% da geração total — é a fonte que mais cresce no mundo há 20 anos consecutivos, dobrando sua produção nos últimos três anos para ultrapassar os 2.000 TWh.

A energia eólica também teve crescimento expressivo e já representa 8,1% da eletricidade global. Já a hidrelétrica, que é a maior fonte renovável do planeta, manteve-se estável com 14% da geração mundial.

O relatório da Ember, em sua 6ª edição, oferece uma visão completa do sistema elétrico global em 2024, com base em dados de 88 países — cobrindo 93% da demanda global de eletricidade — e traz o histórico de produção de 215 nações.

Combustíveis fósseis ainda crescem, impulsionados pelo calor extremo

Apesar do avanço das fontes limpas, o uso de combustíveis fósseis aumentou 1,4% em 2024, elevando as emissões do setor elétrico global em 1,6%, um novo recorde histórico. O principal fator foi o aumento das temperaturas médias, que elevaram o uso de sistemas de climatização e representaram 0,7% dos 4,0% de aumento total na demanda elétrica.

Sem os efeitos climáticos extremos, o uso de fontes fósseis teria subido apenas 0,2%, já que a geração renovável supriu 96% da nova demanda não ligada ao calor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Instagram